OS 25 ANOS  (1984-2008)
JOÃO GILBERTOjoaogilberto.html
english below
 
Desde o show em Lisboa (1) CELEBRANDO 25 anos de carreira no Coliseu dos Recreios em junho de 1984 até sua última turnê em 2008, comemorando 50 anos de Bossa Nova, joão gilberto foi  agenciado e produzido na Showbras. 
Em 1986, no auge  do rock Brasil , João fez sua primeira gravação para a trilha sonora de uma novela de televisão, o sucesso do momento "me chama"(lobão (2)).  Após o lançamento do disco "Live in Montreux" em 1989 (3), foi nomeado para um Grammy na categoria Melhor Desempenho Jazz Vocal Masculino . Em 1990 fez uma participação no disco da diva brasileira Maria Bethânia (4), irmã de Caetano Veloso. Em seguida, iniciou a gravação de seu disco "João"(5) , cujo lançamento ocorreu no ano seguinte acompanhado simultaneamente por uma campanha publicitária nacional pela tv para uma marca de cerveja (6) e do especial “joão e Antônio”, narrado por caetano veloso e dirigido por walter moreira salles, durante uma semana em capítulos diários exibidos antes do jornal nacional da tv globo, e complementado por uma série de concertos denominados tour "número um". o famoso comercial revolucionou a propaganda brasileira da época e incentivou a presença de outros artistas da música em campanhas publicitárias de sucesso. o “Show número um”,  marcou o reencontro com Tom Jobim no palco depois de mais de 30 anos (7) e a gravação do especial de  TV, exibido no Brasil e distribuído pela videofilmes em vários países , inclusive na BBC britânica. o único vídeo clip gravado por joão gilberto foi para a canção "Sampa"  ("João"- Universal Music), dirigido pelo cineasta brasileiro Ricardo Van Steen. Em 1993 participou da reabertura do Teatro Castro Alves em Salvador, Bahia, em concerto acompanhado por Maria Bethânia e Gal Costa, divas da música brasileira. Em seguida, inaugurou o primeiro Miami Jazz Festival, no Teatro Jack Gleason. Em 1994, em São Paulo, fez durante um show ao vivo a gravação de um especial de TV para comemorar o aniversário da TV CULTURA  de São Paulo. O áudio desse especial foi mixado e , em seguida, lançado pela Sony sob o título “Eu Sei Que Vou Te Amar” (8). no Avery Fisher Hall, em Nova York em 1995 fez um concerto em homenagem a Antonio Carlos Jobim (1927-1994), envolvendo grandes nomes da música mundial como Sting, herbie hancock, astrud gilberto e outros. Em 2001 ganhou um Grammy (Melhor álbum de música do mundo) por “João Voz e Violão”. em 2003 Finalmente se apresentou pela primeira vez no Japão (9)em concertos Voz e Violão no Fórum de Tóquio ( *VEJA ABAIXO, JOÃO IN JAPAN ). Repetiu por mais duas vezes (2004 e 2006) a visita ao país onde gravou um álbum ao vivo e organizou uma compilação (10). Em junho de 2005, João Gilberto gravou um comercial de tv institucional para a Companhia Vale do Rio Doce. O anúncio foi filmado no RiO: "o melhor do Brasil é o povo brasileiro"(11). o filme  só foi exibido na TV em outubro de 2008 e um ano depois reexibido. em 2008 joão realizou seu maior contrato, na celebração de seus 50 anos de carreira com o patrocínio de um banco.
AO LONGO DESSES 25 ANOS, ALÉM DOS DESTAQUES ACIMA, JOÃO GILBERTO REALIZOU APRESENTAÇÕES NOS ESTADOS UNIDOS, NA EUROPA E NO BRASIL, GRAVOU  4 DISCOS AO VIVO E 2 EM ESTÚDIO, 3 CAMPANHAS NACIONAIS DE PUBLICIDADE ( BRAHMA, VALE E BANCO ITAÚ).

comercial de tv institucional para a Companhia Vale do Rio Doce:


 Memória tv globo

English:

Starting with the concert at the Coliseu dos Recreios in Lisbon in June 1984 celebrating his 25-year career until his last tour in 2008 celebrating 50 years of Bossa Nova, João Gilberto was managed by Showbras. In 1986, the heyday of rock Brazil, João made his first soundtrack recording for a television soap opera, the Brazilian hit of the moment "Call Me" (by Lobao). After releasing the album "Live in Montreux" in 1989, João was nominated for a Grammy for the Best Jazz Male Vocal Performance. In 1990, João joined Maria Bethania (Caetano Veloso's sister) on her album [celebrating her 25 years career]. His album "João" was released the following year, accompanied by an appearance at a national TV advert for “Brahma” beer. It was one of the first adverts to feature a major recording artist and encouraged other artists to appear in advertising campaigns. The same year saw the release of the TV series "João and Antonio" narrated by Caetano Veloso and directed by Walter Moreira Salles. The "Number One" tour [1991] marked the reunion of João and Tom Jobim on stage after more than 30 years. The concert was recorded for a TV special and distributed by VideoFilmes in several countries, including the BBC in Great Britain. "Sampa" is the only music video by João Gilberto which was directed by Brazilian filmmaker Ricardo Van Steen. In 1993, João performed at the reopening of the Teatro Castro Alves in Salvador, Bahia accompanied by Maria Bethania and Gal Costa. He also performed at the first Miami Jazz Festival held at the Jack Gleason Theater the same year. In 1994, during a live performance in Sao Paulo, a TV special was recorded to celebrate the anniversary of the Brazilian TV channel TV Cultura. The recording of the performance was released by Sony under the title "I Know That I Love You." At the Avery Fisher Hall in New York in 1995, João performed at a concert dedicated to Antonio Carlos Jobim (1927-1994)[5], involving other well-known artists such as Sting, Herbie Hancock and Astrud Gilberto. In 2001, he won a Grammy (Best World Music Album) for "João Voice and Guitar". In 2003, João performed for the first time in Japan, at Forum in Tokyo. João returned to Japan twice and recorded a live album. In June 2005, João Gilberto featured in a TV advert for Companhia Vale do Rio Doce. The advert was filmed in Rio de Janeiro and the song ends with the words "the best of Brazil is the Brazilian people." The advert was only shown on TV in October 2008 and a year later it was re-released. In 2008, João signed his biggest contract in celebration of his 50 year career, with the sponsorship of a bank[6].  Over the 25 years João Gilberto made appearances in the US, Europe and Brazil, recorded four studio albums, two live albums and featured in three Brazilian national TV advertising campaigns.




LEGENDAS:
1- 3 shows no projeto “Ponte Cultural Tap, dois povos uma só cultura” produzido pela ShowBrás.
2- Lobão fazia parte do cast da ShowBrás.
3- Negociado e viabilizado por Carmela Forsin, uma vez que o concerto fora gravado sem conhecimento da gravação de disco.
4- Maria Bethânia fazia parte do cast da ShowBrás.
5- Produzido por Carmela Forsin e Mayrton Baia, com produção executiva de Gil Lopes. Mayrton, grande produtor do Rock Brasil, na época Diretor Artístico da Polygram e acreditou no projeto que previa apenas 2 músicas com orquestra. Com o início das gravações e permitida a não prevista entrada dele no estúdio, e acompanhamento dos trabalhos que se resumiram a 3 dias de gravações. Percebendo a potência do material, Mayrton então sugeriu que todas as músicas tivessem orquestra. Três nomes foram sugeridos por João: Klaus Ogerman, Johnny Mandel e Claire Ficher. Coube ao único disponível na ocasião, Claire Ficher, e a orquestração foi realizada em Los Angeles sem a presença de João que acompanhou por telefone todo processo. Sua participação contínua e direta foi na mixagem realizada no Rio, e que durou cerca de um ano.
6-  A agência de propaganda paulista Fischer e Justos, fez para a cerveja Brahma uma campanha testemunhal onde o gesto “número um” se associava no objetivo de um up grade de marca. A ShowBras através de um amigo funcionário da agência na época, José Luis Pacheco, sugeriu a gravação do jingle da marca por João Gilberto. Aceito, o comercial se constitui na primeira participação de João em publicidade, que produziu e fez o arranjo da canção com o maestro Eduardo Souto Neto nos estúdios da Som Livre no Rio de Janeiro.
7-O sucesso da campanha se desdobrou em “Show Número Um”, no “Encontro Número Um” com Tom Jobim e no especial de Tv “João e Antonio”. Astrud Gilberto por exigência de João, fez uma participação no show do Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
8-João foi contratado pelo Heineken Concert para dois concertos: no Rio e em São Paulo.  O amigo e diretor gaúcho Carlos Kober que já filmara um especial em Porto Alegre com a banda de rock Engenheiros do Hawaii do cast da ShowBrás, dirigia na TV Cultura SP e lhe foi oferecida a gravação no Palace para o aniversário da TV. O show transformou-se também num programa de TV. Como o audio havia sido captado em qualidade de gravação, mixado no estúdio Nas Nuvens no Rio por Antoine Midani, com a presença e aprovado por João para a exibição televisiva, e contando a propriedade desse material cedido a Tv Cultura apenas para uma única apresentação e uma reprise, foi posteriormente oferecido a Sony Music para a reprodução em disco. A masterização acompanhada por João Gilberto foi feita no Rio e o show transformou-se então no disco “Eu sei que vou te amar”.
9- Em 1996, o empresário Yutaka Toyama, responsável pela empresa Promax que realizou os shows no Japão, acompanhado de uma intérprete veio ao Rio para uma reunião na Showbrás com o projeto para João Gilberto. Ao longo de sete anos o projeto foi negociado até sua primeira realização em 2003.
10- Problemas de saúde impediram João de se apresentar no Japão em novembro de 2008 conforme já contratado com a Promax.
11-Nizan Guanaes é o autor do “jingle” da Vale. O grande publicitário, mesmo depois dos acontecimentos na inauguração do Credicard Hall em São Paulo de sua propriedade na época, por sugestão pessoal de Carmela Forsin-ShowBrás, criou e convidou João para a campanha.












http://gil55lopes.blogspot.com.br/2012/01/normal.htmlhttp://gil55lopes.blogspot.com.br/2012/01/normal.htmlhttp://www.showbras.com.br/http://www.youtube.com/watch?v=JnSuEZ-rg5shttp://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00285http://www.showbras.com.br/joaogilberto/joaofilmes.htmlhttp://www.showbras.com.br/joaogilberto/joaofilmes.htmlhttp://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-258286,00.htmlhttp://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-258286,00.htmljoaovintecinco_files/joao-brahma%20release.pdfhttp://www.youtube.com/watch?v=guMek3_D6lshttp://www.youtube.com/watch?v=guMek3_D6lshttp://www.youtube.com/watch?v=tTMzRH7ieB0http://www.youtube.com/watch?v=TwdWjx2tYH8&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=TwdWjx2tYH8&feature=relmfuhttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/4/18/ilustrada/25.htmlhttp://www.panoramabrasil.com.br/itau-traz-joao-gilberto-de-volta-aos-palcos-brasileiros-id735.htmlhttp://www.panoramabrasil.com.br/itau-traz-joao-gilberto-de-volta-aos-palcos-brasileiros-id735.htmljoaofilmes.htmlhttp://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-258286,00.htmlhttp://gil55lopes.blogspot.com.br/2012/01/normal.htmlhttp://www.showbras.com.br/http://www.discosdobrasil.com.br/discosdobrasil/consulta/detalhe.php?Id_Disco=DI00285http://www.showbras.com.br/joaogilberto/joaofilmes.htmlhttp://www.showbras.com.br/joaogilberto/joaofilmes.htmlhttp://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-258286,00.htmlhttp://memoriaglobo.globo.com/Memoriaglobo/0,27723,GYN0-5273-258286,00.htmlhttp://www.youtube.com/watch?v=guMek3_D6lshttp://www.youtube.com/watch?v=guMek3_D6lshttp://www.youtube.com/watch?v=tTMzRH7ieB0http://www.youtube.com/watch?v=TwdWjx2tYH8&feature=relmfuhttp://www.youtube.com/watch?v=TwdWjx2tYH8&feature=relmfuhttp://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/4/18/ilustrada/25.htmljoaofilmes.htmlhttp://www.panoramabrasil.com.br/itau-traz-joao-gilberto-de-volta-aos-palcos-brasileiros-id735.htmlshapeimage_4_link_0shapeimage_4_link_1shapeimage_4_link_2shapeimage_4_link_3shapeimage_4_link_4shapeimage_4_link_5shapeimage_4_link_6shapeimage_4_link_7shapeimage_4_link_8shapeimage_4_link_9shapeimage_4_link_10shapeimage_4_link_11shapeimage_4_link_12shapeimage_4_link_13shapeimage_4_link_14shapeimage_4_link_15shapeimage_4_link_16shapeimage_4_link_17shapeimage_4_link_18shapeimage_4_link_19shapeimage_4_link_20shapeimage_4_link_21shapeimage_4_link_22shapeimage_4_link_23shapeimage_4_link_24shapeimage_4_link_25shapeimage_4_link_26shapeimage_4_link_27shapeimage_4_link_28shapeimage_4_link_29shapeimage_4_link_30shapeimage_4_link_31shapeimage_4_link_32shapeimage_4_link_33shapeimage_4_link_34