CRONO    (1931-2008)
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1931 -Nasce Joao Gilberto Pereira de Oliveira, em Juazeiro, Estado da Bahia, a 10 de junho; filho de Joviniano Domingos de Oliveira e Martinha do Prado Pereira de Oliveira. Vive em Juazeiro até os 10 anos de idade.
- Gostava de ficar horas e horas à beira do rio, ouvindo o coaxar dos sapos e vendo a luz, a claridade, os reflexos do sol na água. Tentava compreender aquilo tudo. Consegui sentir - compreender nao compreendi. Mas aquilo ficou em mim e ainda hoje carrego comigo um bocado de todo aquele alumbramento. (Revista do Rádio n. 517, 16/8/1959)
1942 - Passa a estudar na cidade de Aracaju, Estado de Sergipe. Ao longo de quatro anos freqüenta dois colégios em regime de internato, sempre tocando na banda: tambor, marcação e caixa.
1946 - Retorna a Juazeiro, ganha do pai um violão e forma o conjunto vocal Enamorados do Ritmo.
1947 - Transfere-se para Salvador, onde prossegue o curso ginasial, interno. Termina por abandonar os estudos pela música.
1949 - Em Salvador, entra para o cast da Rádio Sociedade da Bahia.
1950 - Chega ao Rio de Janeiro, com 19 anos, para integrar o conjunto vocal Garotos da Lua, que atua na Rádio Tupi no programa Viva o Samba.
1951 - Grava dois discos (78 rpm) com o conjunto para a gravadora Todamérica.
1952 - Inicia carreira solo e grava um disco (78 rpm) para a gravadora Copacabana.
1953 - Integra o conjunto Quitandinha Serenaders no show da boate Casablanca Acontece que eu sou Baiano.
- Tem sua primeira composição gravada, Você esteve com meu bem?
- Participa como solista do show Esta Vida é um Carnaval, ainda na boate Casablanca.
1954 - Integra o conjunto Anjos do Inferno em temporada paulista.
1955 - Reside por oito meses em Porto Alegre e segue no final do ano para Diamantina (Minas Gerais).
1957 - Retorna ao Rio depois de longa temporada com a família em Diamantina, Juazeiro, Salvador, e novamente Diamantina. Durante o período se dedica ao estudo e ao aprimoramento técnico.
- As saudades da minha família eram grandes. Procurei minha irmã, que se casara e residia numa cidade mineira. E daí fui rever os meus pais, de quem eu estava afastado havia seis anos. (...) Meus planos eram recuperar-me dos insucessos. Quando vim novamente para o Rio, estava apto para lutar em situação de igualdade com muita gente. O sofrimento havia-me dado a necessária experiência. (Revista do Rádio n. 540, 23/1/1960)
MARCO INICIAL DE SUA CARREIRA SOLO
1958 - Participa, em abril, da gravação de duas faixas em LP de Elizeth Cardoso.
- Em julho, grava em 78 rpm o samba-choro Chega de Saudade, de Antônio Carlos Jobim e Vinicius de Moraes, que logo se populariza; e o samba de sua autoria Bim Bom, a essência do novo estilo. Marco definitivo na história da música brasileira.
1959 - Em fevereiro, é lançado o disco em 78 rpm contendo Desafinado (gravado em novembro do ano anterior) e Hô-Ba-Lá-Lá (gravado em fevereiro).
- Em março, é lançado seu primeiro álbum, Chega De Saudade.
- Casa-se com Astrud Evangelina Weinert (Astrud Gilberto)
O assunto da moda no rádio, discos e TV, é Joao Gilberto. Todos sao unânimes em dizer que estamos diante de um acontecimento totalmente novo na música popular. Cantor de personalidade marcante, é simples e modesto, como um artista consciente da sua arte, que se recusa a avaliar o seu valor. (Revista do Rádio n. 517, 16/8/1959)
- Grava três canções da trilha do filme Orfeu do Carnaval (Black Orpheus)
- Faz temporada na boate Meia Noite, do Copacabana Palace.
Joao Gilberto será sempre, por mais que caminhe ou navegue, o violeiro manso que, tirante o amor, tem medo de tudo. Tempestade, guerra, faca de ponta, febre terça. De tudo ele receia. Menos do amor. E sua voz rumoreja uma porção de palavras que sabem os caminhos dos coraçoes sensíveis. No peito, a viola. Não sei de quem toque de maneira tão esquisita, tão fácil de sentir. Tinha que ser entendido, um dia... O violeiro Joao Gilberto está no ''Meia Noite'' do Copacabana. Escrevo esta crônica para convidar o imenso público dos seus discos. (Antônio Maria - Joao Gilberto Violeiro. Ultima Hora, 10/11/1959)
- Apresenta-se no Country Club.
- A maneira diferente de cantar o samba desperta a curiosidade da imprensa, que tenta explicar seu estilo.
Esforça-se para que NÃO apareça ele, a sua individualidade para o ouvinte, mas apenas a poesia e a música, aquele sentimento que o compositor deseja transmitir. (...) Procura como diz ele, casar as palavras com o acorde. A voz faz também a vez do instrumento, caminhando junto com ele. (...) Todos já sentem, por esta altura, a necessidade de um novo disco de Joao Gilberto. Ele mesmo acha que já deveria ter aparecido uma nova gravaçao com o seu nome. Mas acha também que para gravar se precisa de um motivo. E à procura deste motivo, que artisticamente possa justificar um novo aparecimento seu no mundo das gravaçoes, passa noites insone, preocupa-se ao extremo. Acha, no entanto, que essa espera ansiosa é menos dolorosa para ele do que seria o desgosto de lançar algo sem significado. (Radiolândia, 22/11/1959 - Joao Gilberto, nova personalidade da música popular, explica que não é fácil vencer: ''Cantar com simplicidade exige horas de estudo!''[por Alderico Toríbio])
As melhores pessoas e coisas de 1959 - Música Popular. Em disco, Joao Gilberto, a melhor de todas as revelações. Está sendo seguido e, lamentavelmente, imitado, em sua escola de dizer melhor as letras das canções. Devia ser apenas seguido. (Antônio Maria, Ultima Hora, 26/12/1959)
1960 - A expressão ''bossa nova'' torna-se a expressão de maior uso comercial e publicitário do ano.
- É lançado o segundo álbum: O Amor, O Sorriso e a Flor.
- Participa de programa na TV-Rio com seu ídolo, Orlando Silva.
- A cantora americana Lena Horne, em apresentação no Copacabana Palace, inclui Bim Bom no repertório. Declara-se fã do artista, cujo primeiro LP ganhou de um amigo, em Nova Iorque.
- Apresenta-se no Teatro de Arena da Faculdade de Arquitetura, no show O Amor, o Sorriso e a Flor.
- A partir de julho é programado diariamente pelo disc-jóquei Felix Grant na rádio WMAL de Washington, causando impacto nos músicos e aficionados de jazz. A conexao é feita por Paulo Santos, que leva os discos do cantor para seu colega americano.
- Faz temporada na boate Arpège.
- Quem canta deveria ser como quem reza: o essencial é a sensibilidade. Música é som. E som é voz, instrumento. O cantor terá, por isso, necessidade de saber quando e como deve alongar ou encurtar um agudo, um grave, de modo a transmitir, com perfeição, a mensagem emocional. (Declaração à revista O Cruzeiro, 10/9/1960. Reportagem de Ubiratan de Lemos e Jorge Audi - O que eles pensam dele.)
- Apresenta-se em Salvador com Vinicius de Moraes, na Associação Atlética Banco do Brasil.
- Nasce seu filho Joao Marcelo.
A essa época, vários artistas americanos que andaram pelo Brasil ouviram bossa nova e ficaram loucos pela nova tendência musical. Na volta eles gravaram vários compactos. Isso, mais o disco de Joao Gilberto agora lançado pela Capitol, abriram os ouvidos de muitos músicos americanos para o novo jazz brasileiro. [At that time [the end of 1960]several American artists who had been touring Brazil heard Bossa Nova, and went crazy over this new musical trend. Upon their return they recorded several singles. This plus the Joao Gilberto recording now on Capitol opened the ears of many American musicians to the new Brazilian Jazz.](programa do Concerto de Bossa Nova no Carnegie Hall, 1962, apresentado por Leonard Feather)
1961 - Apresenta-se no Cassino San Raphael de Punta del Este, no Uruguai.
- É considerado um fenômeno entre os jazzistas. O impacto crescente do seu som abre a perspectiva de exportação da moderna música brasileira.
- Posso afirmar que pelo menos dois terços dos melhores intérpretes de ''jazz'' estão ''fazendo'' a Europa de ponta a ponta e que o nosso João Gilberto é considerado ''fenômeno'' vocal pelos europeus, que tiveram oportunidade de ouvir as suas interpretações em discos. (...) Manifestaram-se, todos, com entusiasmo, dizendo mesmo ser o referido cantor ''o de melhor que já ouvimos'' em matéria de ritmo, interpretação e musicalidade. (Depoimento de André Midani a Radiolândia n. 347, março 1961)
A melhor coisa no Brasil não é o café, fraco ou forte; as belas mulheres, louras ou morenas; mas sim o ritmo e Mr. Gilberto. (Sammy Davis Jr. In: Ultima Hora, 4/5/1961, coluna Zona Sul, por Moisés Fuks - Sammy, o ''Bossa Nova'')
- Grava o terceiro álbum: João Gilberto.
- É lançado nos Estados Unidos o álbum Brazils Brilliant Joao Gilberto (o segundo brasileiro, O Amor, o Sorriso e a Flor)
Eis o álbum que começou tudo! O disco que apresentou a bossa nova ao público americano... [''Heres the album that started it all! The recording that introduced BOSSA NOVA to U.S. audiences''...](Contracapa da reediçao do álbum, em 1964. Capitol, ST-2160)
Herbie Mann declara, em visita ao Rio: - Desde que foi lançado nos Estados Unidos um disco de Joao Gilberto, nós, músicos, sentimos que o samba brasileiro apresentava novos atrativos. (Manchete n. 548, 20/10/1962)
1962 - O sucesso comercial de um disco do violonista Charlie Byrd com o saxofonista Stan Getz detona a corrida dos jazzistas às gravadoras e a onda do ''jazz samba'' na América.
- Ao longo do ano a bossa nova ganha popularidade internacional.
- Faz temporada na boate Au Bon Gourmet no show O Encontro, ao lado de Tom Jobim, Vinicius de Moraes, Os Cariocas e Milton Banana.
- Em Buenos Aires, cumpre temporada na boate 676.
- A revista Life en Español dá ampla matéria: Nota de Actualidad BOSSA NOVA - Del Brasil llega a los EE.UU. una música cantagiosa:
?Qué prodigio es éste? La bossa nova, la nueva música popular que el Brasil, sin pretenderlo, casi sin saberlo, está exportando a los EE.UU. y al mundo. Los norteamericanos ya lo han imitado, traducido, adaptado y, en algunos casos, falsificado; mas la bossa nova prosigue su pacífica y despreocupada penetración. (...) Lo curioso de este diálogo es que se desarolla en su mayor parte a distancia, casi podríamos decir ''por correspondencia'': mediante el disco fonográfico. (...) Astros del jazz norteamericano, como Dizzy Gillespie, Charlie Byrd, Herbie Mann, van al Brasil, y vuelven entusiasmados para hacer correr la voz de que alli se toca una nueva e interesantísima música. Y tocan bossa nova a sus amigos, a sus empresarios, a otros músicos... pero al principio no convencen. Agotado todo otro recurso, ponem en el tocadiscos su última carta: la bossa nova de Joao Gilberto, el guitarrista y cantante brasileño que es, sin lugar a dudas, el máximo exponente del nuevo estilo. !Cómo han cambiato las cosas! Ahora son los ases del jazz los que coleccionan discos de bossa nova. (...) ?Cómo impartir estas cualidades de la bossa nova, tan personales, tan brasileñas, al jazz norteamericano? ?Cómo hacer bossa nova, en inglés, sin un Joao Gilberto? (Por Joaquin Segura, Life en Español, 29/10/1962)
- Participa de concerto no Carnegie Hall, em Nova Iorque, produzido pela Audio Fidelity Records e Show Magazine com apoio do Itamaraty para promover a bossa nova nos Estados Unidos.
- Participa de apresentações no Village Gate (NY) e no Lisner Auditorium (Washington).
- Passa a residir no exterior e inicia um trabalho de difusão mundial da moderna música brasileira. Voltará a residir no Brasil dezessete anos depois.
1963 - É homenageado por jazzistas que lhe dedicam músicas e pelo cantor Jon Hendricks com um álbum dedicado ao seu repertório; Salud! Joao Gilberto - Originator of the Bossa Nova.
Ouvir Joao Gilberto tem sido uma das maiores lições de canto que eu jamais tive. A maior foi ouvir Louis Armstrong durante a gravação do The Real Ambassadors, mas Gilberto me deu a maior lição de canto desde então. [Listening to Gilberto has been one of the greatest singing lessons Ive ever had. The greatest one was listening to Louis Armstrong, during the recording of The Real Ambassadors, but Gilberto has given me the greatest singing lesson since then.](Jon Hendricks, na contracapa do álbum, Riverside R-6089)
- É lançado seu segundo álbum no mercado americano: The Boss Of The Bossa Nova (o terceiro brasileiro, Joao Gilberto).
- Grava em Nova Iorque o quarto álbum, Getz/Gilberto, que fica um ano no depósito porque a indústria americana do disco já saturara o mercado com as imitações.
- A revista brasileira Senhor discute o assunto do momento.
Joao Gilberto, com sua polirritmia, cria para a música popular um ponto de referência com a erudita, sobretudo com aquela do início do nosso século que procura rasgar o compasso quadrado criando uma independência rítmica entre as linhas melódicas sobrepostas, e conseguindo uma unidade formal através da equivalência. (Diogo Pacheco - Bossa nova e/é música séria. Revista Senhor, n. 50-51, abr-mai 1963)
- Estréia no Brasil o filme Seara Vermelha, cuja trilha sonora é sua composiçao, com letra de Jorge Amado, Lamento da morte de Dalva na Beira do Rio Sao Francisco, em Juazeiro (mais tarde gravada como Undiú).
- É lançado o terceiro álbum nos Estados Unidos The Warm World of Joao Gilberto (o primeiro brasileiro, Chega de Saudade).
- Atinge as paradas de sucesso da Itália e recebe, com o álbum Desafinado, o mais importante prêmio da crítica musical do país, por unanimidade.
- Em Roma, apresenta-se no Foro Italiano e grava uma série para TV.
- Faz temporada no boate Bussola, em Viareggio (Itália), quando conhece a canção Estate, que transformará mais tarde em um standard do jazz.
- De volta da Europa, instala-se em Nova Iorque. Sofre de espasmos musculares na mão direita, o que exige longo tratamento fisioterápico.
1964 - Apresenta-se no Canadá com Stan Getz.
- O álbum Getz/Gilberto é finalmente lançado, permanecendo em 2° lugar na parada de música pop da revista Bilboard durante 96 semanas - a primeira posição é virtualmente monopolizada, ao longo do ano, pelo conjunto inglês The Beatles.
O melhor disco de bossa nova gravado até hoje, Getz/Gilberto acabou de fazer a sua estréia tardia. (...) / O piano melodioso de Jobim e o sussurante sax de Getz sao deliciosos. Mas a verdadeira beleza do álbum reside no violão sincopado, sutilmente dissonante de Gilberto e em sua voz macia e sensual; é uma combinação que poderia dar início a uma legítima onda da verdadeira bossa nova. [The best bossa nova record ever made, Getz/Gilberto, has just made its belated debut. (...) / Jobims liting piano and Getzs whispering sax are delights. But the real beauty of the album lies in Gilbertos syncopated, subtly dissonant guitar and his soft, sensual voice. Its a combination that could just start a legitimate craze for the real thing.](Chris Welles - Life Music Review: Some Real Bossa Nova, Better Late than Never. GETZ/GILBERTO, a bossa nova album by Verve. Life Magazine, May 29, 1964)
- Aclamado como a bossa nova verdadeira, o álbum atinge vasta audiência internacional, é best seller durante anos até tornar-se um clássico da discografia mundial.
- A bossa nova se firma como idioma musical brasileiro e conquista prestígio mundial definitivo.
Miles Davis responde ao Blindfold Test de Leonard Feather, sobre o álbum Getz/Gilberto: ... Quanto a Gilberto, ele pode ler um jornal que soa bem! Eu dou ao álbum cinco estrelas. [As for Gilberto, he could read a newspaper and sound good! Ill give that one five stars.](Down Beat, 18/6/1964)
- Faz temporada na Califórnia: boate El Matador (San Francisco) e Teatro Santa Monica. O crítico Ralph J. Gleason comenta no The San Francisco Chronicle:
A capital mundial da bossa nova neste momento é El Matador on Broadway, onde o extraordinário violonista e cantor brasileiro Joao Gilberto estreou esta semana. A razão de ser a capital é que o centro de gravidade do estilo musical da bossa nova é onde Joao Gilberto esteja. (...) A bossa nova foi vítima da monumental voracidade e da inacreditável crueldade do colossal music business americano. Sua sobrevivência é um tributo à arte e à força do talento de pessoas como Joao Gilberto. [The bossa nova capital of the world, right now, is El Matador on Broadway where the extraordinary Brazilian guitarist and singer, Joao Gilberto opened this week. / The reason it is the capital is that the center of gravity of the the musical style of bossa nova is wherever Joao Gilberto happens to be. (...) Bossa nova was the victim of the monumental greed and incredible crudity of the American music business colossus. That is has survived is a tribute to the artistry and basic strength of the talents of people like Joao Gilberto.](Ralph J. Gleason - Joaos Bossa Nova Irresistible Charm. The San Francisco Chronicle,10/9/1964)
- Apresenta-se com Stan Getz no Carnegie Hall (NY) em concerto gravado ao vivo.
- Faz os primeiros concertos solo em Nova Iorque, no Town Hall e no Village Vanguard.
1965- Ganha o prêmio Grammy (Best Album) por Getz/Gilberto. Concorre na categoria Best Male Vocal Perfomance, com Louis Armstrong, Tony Bennett, Andy Williams e Dean Martin. Com nove indicações, o álbum ganha quatro, inclusive as duas primeiras categorias: Record of the Year e Album of the Year.
- Casa-se com Heloísa Maria Buarque de Holanda (Miúcha).
- Visita o Brasil. Apresenta-se no programa O Fino da Bossa da TV Record de Sao Paulo e aproveita para tratar-se, no Rio de Janeiro, com o Dr. Pedro Bloch, de um problema com a voz. Visita também a Bahia.
1966 - Ainda no Brasil, reclama em entrevista que os músicos brasileiros sao inconstantes e ávidos demais de inventar novas coisas.
- Os americanos não têm muita sede de músicas novas e estão sempre gravando e regravando os verdadeiros clássicos. A música não fica velha quando o tratamento é novo. (Depoimento a Armando Aflalo, Jornal do Brasil, 24/4/1966)
- Nasce sua filha Isabel (Bebel), em Nova Iorque.
- É lançado nos Estados Unidos o álbum Getz/Gilberto #2.
- A Encyclopedia of Jazz in the sixties, de Leonard Feather, dedica-lhe um verbete.
Apesar de Gilberto não ser estritamente um artista de jazz, sua influência foi sentida profundamente nos círculos do jazz americano, particularmente quando ele veio para os Estados Unidos e gravou um álbum com Stan Getz, que foi best seller por vários anos. [Though Gilberto is not strictly a jazz artist, his influence was very deeply felt in American jazz circles, particularly when he came to the U.S. and recorded an album with Stan Getz, which remained a best seller for several years.](Leonard Feather - The Encyclopedia of Jazz in the sixties. New York: Horizon Press, 1966, p. 124)
E foi com o seu canto cool, com o seu violão bem articulado, com suas harmonias precisas e sua ''batida'' clara e inconfundível, tudo feito da maneira mais despojada e sutil, que Joao Gilberto, depois de revolucionar a música brasileira, pôs em xeque vários aspectos da música popular norte-americana, chegando a criticá-la criativamente através de suas interpretações - e quem o afirma é a própria revista Down Beat, o mais credenciado e especializado periódico do jazz americano: ''há 40 anos ninguém influenciara a música americana como hoje o faz Joao Gilberto''. (Júlio Medaglia - Balanço da bossa nova. Suplemento Literário de O Estado de S. Paulo, 17/12/1966)
1967- Participa na Alemanha, como único convidado não-europeu, em programa de TV dedicado a Gilbert Bécaud.
- Apresenta-se no Village Vanguard (NY) e no Hollywood Bowl (Los Angeles).
1968 - Apresenta-se em concerto no Central Park (NY) e no Birds Nest (Washington).
- A enciclopédia italiana Il Jazz dedica-lhe um fascículo.
... João ''Joaozinho'' Gilberto, o maior artífice da afirmação de uma linguagem musical julgada entre as mais originais e válidas destes tempos, uma das mais belas e sugestivas ''vozes'' aparecidas no último decênio... João ''Joaozinho'' Gilberto, il maggiore artefice dellafermazione di un linguaggio musicale ritenuto tra i più originali e validi di questi tempi, una delle più belle e suggestive ''voci'' apparse nellultimo decennio... (Bruno Schiozzi - Il Jazz /Joao Gilberto. Fratelli Fabbri Editori, Milano, Italia, 1968, p. 14)
- Faz temporada no Rainbow Grill (NY). Na ocasião, declara ao crítico John S. Wilson, do New York Times:
- Quando eu canto, penso em um espaço claro e aberto onde vou colocando som. É como se eu fosse escrevendo em um pedaço de papel em branco. Tem que estar muito quieto para que eu produza os sons em que estou pensando. Se houver outros sons em volta, as notas que eu quero nao têm a mesma vibraçao. [When I sing, I think of a clear, open space and Im going to play soound in it. It is as if Im writting on a blank piece of paper. It has to be very quiet for me to produce the sounds Im thinking of. If there are other sounds around, the notes I want wont have the same vibrations.
(John S. Wilson - Joao Gilberto, Singer, Thrives in Understatement. New York Times, 15/10/1968)
- De Nova Iorque, Glauber Rocha escreve uma Carta ao Editor da revista Status, onde comenta:
(...) Puxa, Francis, aqui com Joao Gilberto na casa do Gato [Barbieri]eu ouço um bolero, um tango e Aquarela do Brasil com a sagrada experiência de presenciar a criaçao: Joao é um Deus, canta sem idioma, sua voz é um instrumento, os americanos deste Clube esnobe, que é o Rainbow nÃo sei o que, estão chupando o dedo diante do baiano cantando Luiz Gonzaga. Sabe o que João respondeu pros jornalistas quando lhe perguntaram porque não trocava Nova York por Sao Francisco? ''Nova York é mais tan-tan-tan-tan'', cantarolou Joao e em seguida saiu pela rua 42 sapateando igualzinho Fred Astaire e numa liberdade de anjo, pessoa mais livre e desimpedida que já vi na vida. (Glauber Rocha - From New York. Status, nov. 1968)
1969 - Participa de festival de jazz em Guadalajara, Guanahuapi, Cidade do México e Pueblo.
- Instala-se na cidade do México, onde reside por dois anos.
- Faz temporada na boate Forum e se apresenta no Museu da Cidade do México, quando recebe o Troféu Chimal.
1970 - É lançado o álbum En Mexico.
1971 - Chega em abril ao Brasil e dá entrevista coletiva à imprensa.
- Grava programa na TV Tupi, tendo como convidados Caetano Veloso e Gal Costa. Passa o resto no ano no país.
1972 - Volta a residir em Nova Iorque nos primeiros dias de janeiro. Faz temporada com Stan Getz no Rainbow Grill (NY).
1973 - É lançado o álbum Joao Gilberto, o sétimo de carreira.
1975 - Grava The Best of Two Worlds com Stan Getz, participaçao de Miúcha, lançado no ano seguinte.
1976 - Faz temporada no Keystone Korner (San Francisco) com Stan Getz.
- Grava o álbum Amoroso.
1977 - É lançado o álbum Amoroso.
- É indicado para o Grammy na categoria Best Jazz Vocal Perfomance.
- Faz temporada no Bottom Line, Nova Iorque.
- ... Foi ali que Jacqueline, a viúva Onassis, abandonou seu staff e veio a mim, cumprimentar-me e à música brasileira, da qual se disse admiradora atenta e antiga. (Entrevista a Carlos Alberto Silva, O Globo, 31/10/1979)
- Apresenta-se no Great American Music Hall, San Francisco.
- Faz temporada na boate Roxy, Los Angeles.
1978 - Vem ao Brasil trazido pela TV Tupi. Chega diretamente da Holanda, onde gravou programa televisivo. Recebe a imprensa no aeroporto de Sao Paulo e depois dá entrevista coletiva no hotel.
- Apresenta-se em Salvador (Teatro Castro Alves) e Sao Paulo (Teatro Municipal) para a gravação do especial de TV.
- Apresenta-se no Carnegie Hall com Charlie Byrd e Stan Getz no Newport Festival in New York.
1979 - Chega ao Rio de Janeiro em setembro para uma temporada de apresentações, depois cancelada por problemas técnicos com a casa de espetáculos. Dá declarações à imprensa sobre o tempo fora do Brasil e seu trabalho no exterior:
- Tudo tem seu tempo certo, e não há nisso nada de místico. É uma coisa prática. Eu estava lá, nos Estados Unidos, mas sempre estive aqui, no Brasil, em coração e pensamento. No momento em que senti que estava tudo bem por lá, que a música brasileira era um fato real, definitivo, entao achei que podia voltar. E aqui estou. Porque agora é a hora; antes, voltar era um luxo a que eu não tinha direito. (...) Divulgar a música brasileira foi o grande motivo. Então, o aqui era lá. Por isso fiquei. (Entrevista a Carlos Alberto Silva -  O mito está aqui, ao vivo. O Globo, 31/10/1979)
- Meu trabalho foi sempre com a música brasileira. Com o samba, nossa música infinita. Aquilo que as pessoas chamam de bossa nova e que eu chamo de samba, de música brasileira - ampla, rica, infinita, sobre a qual o artista pode criar o seu fraseado pessoal. Fazer essa música lá fora é fácil: eles nos respeitam. Vêm e vão gerações, e o amor e a admiração aumentam pela nossa música. Muito mais do que aqui, no Brasil. Esta é a verdade: o respeito maior é deles e não nosso. O Brasil ainda não se apercebeu da importância que lhe é dada lá fora, em termos de música. É por isso que eu não penso em bossa nova. Penso em samba. Música brasileira. E é por isso que fiquei por lá... (Idem)
- Não devemos deixar a nossa música. Ela é muito bonita, é reconhecida por todos. Lá, ela teve várias fases, nem sempre foi bem, no início não causou uma impressão clara, mas, quando voltou, reconheceram mais. (Entrevista a Mara Caballero - Enfim, Joao Gilberto e provavelmente para ficar. Jornal do Brasil, 31/10/1979)
Sobre o sucesso da música brasileira no exterior: - E não sei como aqui não sabem! Parece uma modéstia do Brasil! É... vocês não sabem muito da música lá como eu não sei muito de mim aqui. É assim. Agora está tudo definido. Eu não podia vir antes. (Declaraçao a Lúcia Leme - Joao Gilberto ''Não vou embora sem cantar no Brasil'', Revista Amiga n. 500, 19/12/1979)
- Volta a residir no Brasil.
- Começa a conceber o disco Brasil.
1980 - Grava especial para a TV Globo, transformado em disco: Joao Gilberto [Prado]Pereira de Oliveira.
- Grava uma participação especial em disco de Miúcha.
- Grava Brasil.
1981 - É lançado Brasil, seu décimo primeiro álbum.
- Faz concertos no Teatro Municipal de Sao Paulo.
1982 - Faz concertos no Teatro Castro Alves (Salvador).
1983 - Apresenta-se no Festival de Aguas Claras (SP).
Apresenta-se no Circo Massimo, em Roma, durante o programa Bahia de Todos os Sambas.
SHOWBRÁS/  É CONTRATADO POR SUGESTÃO DE MARIA BETHÂNIA, PARA 3 SHOWS  EM LISBOA CELEBRANDO SEUS 25 ANOS DE CARREIRA NO PROJETO “PONTE CULTURAL TAP-2 POVOS UMA SÓ CULTURA”. DEPOIS DISSO COMEÇA A SER PRODUZIDO E AGENCIADO  PELA SHOWBRÁS.
1984 - Em Lisboa, faz temporada no Coliseu dos Recreios.
1985 - Faz apresentações em Sao Paulo: Palácio das Convenções do Anhembi e Latitude 3001.
- Apresenta-se no 19th Montreux Jazz Festival, na Suíça.
- Apresenta-se em Antibes (França), Madrid e Roma.
1986 - É lançado no Brasil o álbum duplo Live at 19th Montreux Jazz Festival.
- Grava uma participação para a trilha sonora da novela Hipertensão.
Pierre Barouh depõe: - Antes dele, o tempo existia mais ou menos. Ainda em potencialidade. Só adquiriu sua medida plena com Joao Gilberto e suas obsessões que eu qualificaria de... vertiginosas. Quando você o ouve cantar, ele te transporta ao cume do Everest. Se você é músico, você sabe. (...) Ele influenciou a canção no seu todo. Há trinta anos as pessoas terminavam as músicas em uma nota alta. Ele ensinou-lhes a terminar, simplesmente. Avant lui, le tempo existait déjà plus ou moins. Encore en potentialité. Mais il na pris sa pleine mesure quavec Joao Gilberto et ses obsessions que je qualifierais, moi, de... vertigineuses. Quand tu lentends chanter, il te transporte au sommet de lEverest. Si tu es musicien, tu le sais. (...) Il a influencé la chanson dans son ensemble. Il y a trente ans, les gens terminaient leurs chansons sur une note haute. Lui, il leur a appris à terminer simplement. (Entrevista a Jean-Paul Delphino, em 4/10/1986, publicada no livro Brasil bossa nova, Édisud, Aix-en-Provence, France, 1988, pp. 87 e 88)
1987 - Lançamento nos Estados Unidos em CD de Live in Montreux.
1988 - Apresenta-se na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Salvador.
- Apresenta-se no Town Hall, Nova Iorque.
- Cancela apresentações no Teatro Municipal do Rio de Janeiro por motivos de saúde e enfrenta a incompreensão da imprensa.
Joao Gilberto levou a música nova, que ele inventou, de um país do Terceiro Mundo à admiração e reverência das melhores platéias internacionais, fazendo muito pela ''imagem'' (sonora, ao menos) do país. (...) Joao Gilberto é uma das raras reservas de integridade que ainda nos restam, sempre fiel ao seu estilo e sua arte, vivendo monasticamente, ensinando generosamente a todas as gerações que vieram depois dele os caminhos da arte e da beleza...  por isso merece todo o nosso respeito e gratidão. (Nelson Motta, Folha de S. Paulo, 11/7/88)
- Faz temporada no Palace, São Paulo.
1989 - É indicado para o Grammy com o disco Live in Montreux, na categoria Best Male Jazz Vocal Perfomance.
- Apresenta-se no Festival de Montreux e faz turnê por cidades européias: Bruxelas, Paris, Madri e vários festivais de jazz na Espanha e sul da França.
1990 - Grava um novo álbum em estúdio, no Rio de Janeiro.
- Grava uma participação especial em disco de Maria Bethânia.
É lançado nos Estados Unidos o CD The Legendary Joao Gilberto, coletânea dos 38 fonogramas gravados na Odeon entre 1958 e 1961 
1991 - É lançado o álbum Joao.
- Grava um jingle de cerveja e protagoniza a campanha publicitária, transformando uma chanson au boire de taberna alemã em samba cool.
- Apresenta-se no Palace, Sao Paulo.
1992 - Apresenta-se no Parque Ibirapuera, Sao Paulo, tendo como convidados Caetano Veloso, Paulinho da Viola e Rita Lee.
- Apresenta-se no Teatro Guararapes, Recife.
- Grava especial para a TV Globo em apresentação no Teatro Municipal do Rio de Janeiro.
- Participa como convidado de apresentação de Tom Jobim, no Palace, Sao Paulo.
1993 - Apresenta-se no Teatro Castro Alves (Salvador), em noite que teve como convidadas Gal Costa e Maria Bethânia.
- Apresenta-se no Jack Gleason Theatre, inaugurando o festival de jazz de Miami.
1994 - Faz concerto no Palace, São Paulo, gravado em disco e especial para a TV Cultura, tendo como convidada sua filha Bebel Gilberto.
- Apresenta-se no teatro do Hotel Nacional, Rio de Janeiro, também com Bebel Gilberto como convidada.
- Faz duas apresentações no Palácio das Artes, Belo Horizonte.
- É lançado o álbum Ao vivo/ Eu sei que vou te amar, gravado na apresentação do Palace.
1995 - Participa de homenagem a Tom Jobim no Avery Fisher Hall, em Nova Iorque.
- Faz temporada na casa de espetáculos Tom Brasil, em São Paulo, inaugurando-a.
O mais puro estilista da música brasileira sai mais uma vez de seu retiro estudioso para mostrar ao público a arte que criou, a única gerada neste país que interferiu radicalmente na cultura mundial. A síncope da bossa nova nasceu das cordas do violão de Joao Gilberto e incorporou-se ao repertório rítmico dos grandes jazzistas, dos compositores internacionais, dos maiores cantores, tem reflexos no pop até onde o pop suinga... (Mauro Dias - Joao Gilberto é estilista da MPB. O Estado de S. Paulo, 16/08/95)
- Apresenta-se na Sala Villa-Lobos, Brasília e no Teatro Rio Vermelho, Goiânia.
1996 - O enredo da escola de samba Portela, ''Essa gente bronzeada mostra o seu valor'', faz-lhe uma referência.
- Apresenta-se em Aracaju, no Espaço EMES e na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, Salvador.
- Faz temporada na casa Tom Brasil, Sao Paulo.
- Apresenta-se em Campinas, no Centro de Convivência Cultural.
- Faz três apresentações no Umbria Jazz Festival, em Perugia (Itália).
Escutando-o se pode legitimamente duvidar dos limites habituais de espaço-tempo. Certamente para Joao eles não existem, ou são diferentes daqueles do resto dos mortais, mesmo dos mortais músicos. Como Parmênides, Joao Gilberto é imanente, existe, é, e a sua própria presença é uma bofetada em qualquer senso de história, da evolução estilística. (...) Joao Gilberto vive de absolutos, de regras extremas, como todos os criadores que sao responsáveis por um inteiro mundo expressivo... No seu mundo não existe o passar do tempo nem a história. Existe a emoção da descoberta da música como zona profunda da nossa compreensão. [Ascoltandolo si può legitimamente dubitare dei soliti confini spazio-tempo. Di sicuro per Joao non esistono, o comunque sono diversi da quelli dei comuni mortali, anche dei comuni mortali musicisti. Come il terribile Parmenide, Joao Gilberto è immanente, esiste, è, e la sua stessa presenza è uno schiaffo in faccia a qualsiasi senso della storia, della evoluzione stilistica. (...) Joao Gilberto vive di assoluti, de regole estremi, come tutti i creatori di un intero mondo espressivo... Nel suo mondo non cè il passare del tempo, e non cè la storia. Cè lemozione della scoperta della musica come zona profonda della nostra comprensione.](Gino Castaldo - Silenzio, Joao Gilberto sussurra. La Repubblica, Roma, 16/7/96)
- Apresenta-se no Cassino, em Veneza.
- Apresenta-se em Porto Alegre, no Auditório Araújo Vianna.
- Apresenta-se no Cine-Theatro Central, em Juiz de Fora.
1997 - Faz temporada no Tom Brasil, Sao Paulo. 
- Apresenta-se no Teatro Amazonas, em Manaus.
- Apresenta-se em Santiago do Chile, no Centro de Eventos San Carlos de Apoquindo.
- Faz duas apresentações em Buenos Aires, no Teatro Opera, recebendo da prefeitura local as chaves da cidade e o título de cidadão ilustre.
En musica, sobre todo en la popular, es el ritmo el que diferencia las expresiones de los pueblos, más allá del melodismo y de las armonías. Pero más que el ritmo mismo, (...) son los acentos, las articulaciones, los fraseos, los que les dan entidad propria. (...) En el caso del Brasil, los que fuimos conquistados por las cadencias del samba, nunca pudimos imaginar que un día cualquiera algún músico le inventaría nuevas inflexiones, distintas pulsaciones, inesperados latidos. Pero sucedío que - como aquí se cuenta com lujo de detalles - llegó Joao Gilberto, tocó ''Chega de Saudade'' com assombrosas articulaciones y el samba se transfiguró y cobró forma de ''bossa nova''. Y lo assombroso de esta transmutación ocurrió a contrapelo de toda especulación, de todo efectismo, de todo lanzamiento de mercado. (...) La famosa ''batida'' de Joao consistió precisamente en imaginar acentuaciones flexibles, ondulantes, inquietas, sutiles, de sus cinco dedos sobre las cuerdas de su guitarra. La sua fue una fiesta de síncopas que escapaban de la gravedad (de la gravedad de lo sesudo y del peso físico) y que volaban, ingrávidas, para agregar belleza a un ritmo como el samba, que es, ciertamente, entre los que pasean por la tierra, uno de los más provocativos y sensuales. (René Vargas Vera - Los mágicos acentos. La Nación, Buenos Aires, 11/10/1997)
1998 - Faz duas apresentações no Teatro Castro Alves, em Salvador.
- Participa, como convidado especial, do Tributo a Tom Jobim no Teatro Alfa Real, em Sao Paulo.
- Apresenta-se no Carnegie Hall, em Nova Iorque, na 26ª edição do JVC Festival.
Joao Gilberto may well be the coolest man alive.
(Jon Pareles - To Love and Youth, with Regret. New York Times, 21/6/1998)
- Apresenta-se no Masonic Auditorium, em San Francisco e no Teatro Jackie Gleason, em Miami Beach.
1999 - Faz apresentações em Buenos Aires, no Teatro Gran Rex, com Caetano Veloso como convidado especial.
Era necessário um contrabaixo? Ele está no polegar direito de Joao. Talvez um teclado para a harmonia? Nós o temos nos dedos da mão esquerda. Acaso uma bateria para marcar o ritmo? Inútil. Os quatro dedos da mão esquerda encerram todas as cadência imagináveis. E se incorporássemos uma flauta? Va sugestão: a voz de Joao encerra a sedução dos traços sutis e dos fraseados irrepetíveis. Dá para pedir mais? (René Vargas Vera - Uma visita ao reino da delicadeza. Zero Hora, Porto Alegre, 22/3/1999, reproduzido do La Nación/ Buenos Aires)
- Grava novo disco em estúdio, no Rio de Janeiro.
- Apresenta-se na inauguração do Credicard Hall, em Sao Paulo, com Caetano Veloso.
2000 - É lançado Joao Voz e Violão, seu 15° álbum de carreira.
- Apresenta-se no Carnegie Hall, em Nova Iorque, durante o JVC Jazz Festival.
- Apresenta-se em Barcelona, no anfiteatro Grec e em Londres, no Barbican Centre.
- Faz temporada no Tom Brasil, em Sao Paulo.
- Apresenta-se em Milão.
- Apresenta-se no Teatro Santa Isabel, em Recife.
- Por ocasião do lançamento do novo álbum no mercado americano (Verve 314 546 713), a revista Down Beat comenta:
Quando a voz e o violão de Joao Gilberto anunciaram a era da bossa nova, ele soava como ninguém. Sua nova gravação prova que 40 anos depois sua estatura não pode ser desafiada. [When Joao Gilbertos voice and guitar ushered in the bossa nova era, he sounded like nobody else. His new recording proves that 40 years later, his stature cannot be challenged.](Aaron Cohen. Down Beat, november 2000)
2001 - Ganha o prêmio Grammy (Best World Music Album), por João Voz e Violão. 
-Apresenta-se no 22 edição do Festival Internacional de Jazz de Montreal, canadá.
-Faz turnê na Europa, apresentando-se no Olympia, no 35 montreaux jazz festival, na suiça, em palermo na itália.
-apresenta-se no tom brasil em s.paulo.
2002-apresenta-se em curitiba e belo horizonte, no jvc jazz festival, Carnegie hall em nova york.
-é lançado o Live at Umbria Jazz, seu 16 álbum , gravado em 1996 ao vivo.
2003-inaugura nova casa de espetáculos em sp, tom brasil, em curta temporada.
-faz turnê pela europa no theatre antique de vienne, olympia de paris, ópera de viena, cervantes em málaga, l’auditori em barcelona, montreaux jazz festival na suiça, e 3 apresentações em perugia no umbria jazz festival, teatro morlachi. em seguida nos eua: wang center em boston, hollywood bowl em los angeles, masonic temple em s. francisco e ravinia em chicago.
-vai ao japão pela primeira vez para 3 concertos em tokyo e 1 em yokohama. em 16 de setembro no último concerto recebe 25 minutos de aplausos ininterruptos no tokyo forum lotado, com cerca de 5 mil pessoas.
2004- é lançado o disco joão gilberto in tokio, 17 álbum de carreira e sexto ao vivo.
-faz turnê nos eua apresentando-se no jvc jazz festival, carnegie hall de nova york, sf jazz spring season no masonic auditorium em s. francisco.
-faz sua segunda tournê no japão, com 2 concertos no festival hall de osaka e 4 no tokyo international forum A. é recebido pelo público por uma ovação de 40 minutos no início do primeiro concerto em osaka.
2005-grava o comercial institucional para a cia. vale do rio doce, filmado no rio e com jingle “o melhor do brasil é o povo brasileiro”.
2006-faz sua terceira tournê no japão com 4 concertos no tokyo forum. homenageia o público com sua composição “je vous aime, japao”.
2007- assume publicamente sua ligação com cláudia faissol e a paternidade de luiza, nascida em 2004.
2008-celebra os 50 anos de bossa nova e de carreira em 4 concertos: 2 no auditório ibirapuera em sp, teatro municipal do rio e  teatro castro alves de salvador.
-apresenta-se no jvc festival do carnegie hall em nova york.
-é exibido o comercial da vale do rio doce gravado em 2005, que seria  reexibido em 2009.